Entenda a importância deste profissional para o equilíbrio da sua saúde
Estar em contato com a nutrologia é, antes de mais nada, fundamental para manter sua saúde em ordem. No entanto, você sabe como esta especialidade atua e, além disso, como o nutrólogo pode te ajudar?
Portanto, acompanhe o texto e conheça a nutrologia e o nutrólogo.
O que é a nutrologia?
A nutrologia é um ramo da medicina que analisa a interligação entre nutrientes e medicamentos. Além disso, prescreve suplementação, revisa hábitos alimentares e resolve os principais desequilíbrios fisiológicos, hormonais e bioquímicos.
Como é a atuação do nutrólogo?
O médico nutrólogo atua no controle da saúde do paciente, de modo a prevenir e fortalecer o organismo diante dos tratamentos propostos. Assim, trabalha no rastreio e diagnóstico de carências vitamínicas e minerais, disfunções do organismo e outras deficiências identificadas por meio de avaliações.
De que forma é realizada a avaliação do paciente?
O nutrólogo irá traçar um plano de ação em torno do seu histórico médico apresentado e, principalmente, pelas respostas dadas durante a avaliação. Além disso, ele pode realizar exames, como a bioimpedância, que aponta fatores determinantes para uma saúde saudável (ou não).
Ainda mais, exames laboratoriais podem ser indicados para determinar a deficiência de nutrientes no corpo. Dessa forma, com todos os resultados em mão, o nutrólogo projeta um programa de reposição das deficiências do organismo, ou de outras necessidades, como modulação ou reposição hormonal.
Qual a importância da nutrologia para a saúde?
Em síntese, a nutrologia é essencial para identificar desequilíbrios nutricionais e hormonais do seu corpo, além de prevenir doenças. Nesse sentido, condições como sobrepeso, insônia, constipação, dor de cabeça, falta de libido, saúde capilar e falta de disposição para realizar atividades diárias podem ser combatidas pelo nutrólogo.
Portanto, não deixe de procurar o seu profissional de confiança assim que notar mudanças na sua saúde! Assim, quanto mais breve procurar orientação, melhor será o tratamento!