Não consegue emagrecer? Veja os motivos que podem afetar o processo

Mulher buscando emagrecer

Nem sempre cortar apenas as calorias resolve o problema e, portanto, é fundamental saber o que atrapalha o seu plano de emagrecimento

Muitos pacientes relatam que desanimam ao subir na balança e observarem o mesmo peso, sem nenhuma alteração. Tal situação pode ocorrer por inúmeros motivos e, assim, faz com que tenhamos atenção aos mínimos detalhes. 

No artigo de hoje, trago alguns pontos que podem estar atrapalhando o seu processo de emagrecimento. E reforço o seguinte recado: não desanime! Procure sempre orientação profissional e siga focado no plano. 

Afinal, como acontece a perda de peso? 

A chave para criar um déficit calórico é queimar um pouco mais (ou comer um pouco menos) do que o seu corpo necessita para manter o peso. As calorias queimadas por meio de exercícios + atividades não relacionadas a exercícios + taxa metabólica basal precisam ser maiores do que as calorias consumidas por meio da alimentação para produzir a perda de peso. 

Como sua taxa metabólica basal (as calorias que você queima em repouso) é responsável por 60-70% das calorias queimadas ao longo do dia, é importante calculá-la como ponto de partida se você quiser criar um déficit. O quanto seu corpo queima em repouso depende de muitas variáveis, como genética, idade, hormônios e massa muscular. 

O que pode interferir na perda de peso? 

Sair do caminho é um processo natural e pode ocorrer com qualquer pessoa. Assim, entender esses deslizes e corrigir faz parte do caminho e ajuda a manter consistência.  

Confira o que pode atrapalhar o seu plano de emagrecimento. 

Pular o café da manhã 

Quando você ignora a primeira refeição do dia, isso pode funcionar contra você. É provável que você fique com mais fome mais tarde, então pode exagerar na hora do almoço. 

Tente comer uma hora depois de acordar. Um café da manhã rico em fibras e proteínas pode ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo. Experimente o queijo cottage com frutas, ovos com torradas de trigo integral ou iogurte grego com banana. 

Comer perto da hora de dormir 

Uma refeição tarde da noite pode significar problemas para seu plano de perda de peso. Pode aumentar a temperatura corporal, o açúcar no sangue e a insulina, o que torna mais difícil para você queimar gordura. Tente jantar pelo menos 3 horas antes de dormir. 

Tenha cuidado ao beliscar após o jantar. Você consome mais calorias do que imagina quando belisca enquanto assiste à TV ou usa o computador. Você também pode ficar tentado a comer alimentos não saudáveis, como sorvete ou batata frita. 

Estar sob muito estresse 

Ele pode fazer você buscar alimentos ricos em calorias e gorduras. Seu corpo também tende a armazenar mais gordura quando você está estressado. 

Para reduzir o estresse, experimente exercícios ou meditação. 

Queima de calorias mais lentamente 

Se você tem um metabolismo lento, seus genes podem ser os culpados. Ou você pode não ter massa muscular magra suficiente. Pessoas com corpo magro e musculoso queimam mais calorias do que pessoas com maior porcentagem de gordura corporal. 

Outras coisas que podem afetar a forma como você queima calorias: 

Ficando mais velho. Seu metabolismo desacelera cerca de 2% -8% a cada década. Isso pode ser devido à diminuição da massa muscular. 

Comer muito pouco. Parece estranho, mas a verdade é que, se você pular refeições ou seguir uma dieta de muito baixa caloria, o tiro pode sair pela culatra, fazendo você queimar calorias mais lentamente. 

Não dormir o suficiente 

O sono não é importante apenas para manter os níveis de energia, mas também desempenha um papel na regulação dos fluidos. Se você não está descansando o suficiente, pode ser parte do motivo pelo qual você está segurando mais água corporal. Procure ter pelo menos 8 horas de sono de qualidade por noite. 

Não controlar o estresse 

O estresse mal administrado pode levar ao excesso de produção de cortisol, o que pode afetar diretamente a retenção de água. Sem mencionar que o excesso de estresse pode promover mais armazenamento de gordura. Portanto, se você está tendo dificuldade para perder peso, pode ser que esteja excessivamente estressado. Tente encontrar maneiras de relaxar e liberar a tensão, como mediação, ioga, fazer uma massagem, sair de casa, fazer exercícios ou qualquer outra coisa que o ajude a se sentir à vontade. 

Além disso, problemas com a sua saúde podem também afetar a sua perda de peso. Assim, doenças cardíacas, desordens hormonais, distúrbios do sono ou transtornos alimentares podem servir de gatilho para um ganho de peso. 

Não deixe de procurar ajuda profissional 

Portanto, o seu processo de emagrecimento precisa de um suporte de um médico de nutrição. Nesse sentido, ele é a pessoa ideal para te auxiliar no rastreio do problema e trabalhar o melhor caminho para uma perda de peso saudável. 

Conte comigo! Entre em contato pelos canais de atendimento e agende sua avaliação. Vamos juntos em busca de uma rotina alimentar saudável e um emagrecimento eficaz!