De acordo com a (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo inteiro! Conforme o levantamento, 9,3% dos brasileiros apresentam algum tipo de transtorno de ansiedade. A comida muitas vezes acaba servindo como uma válvula de escape para os momentos de ansiedade extrema, fazendo com que a pessoa crie uma relação negativa e de dependência com os alimentos.
No artigo de hoje, confira dicas para não descontar a ansiedade na comida.
Falando sobre a Ansiedade
Embora seja uma resposta natural do corpo, e até mesmo positiva dependendo do nível, a ansiedade pode trazer sérios prejuízos à saúde, tanto física quanto mental. Indivíduos que apresentam um quadro de ansiedade mais grave podem sofrer com tensão, dores de cabeça e musculares, problemas gástricos e digestivos, além das questões emocionais, como falta de concentração, insônia, falta de memória, irritabilidade e outros.
Fome emocional
E como controlar a ansiedade, não descontando as emoções na comida?
Anote essas dicas abaixo para te ajudar na próxima vez:
1. Analise suas emoções
Entenda o motivo por trás desta conexão entre ansiedade e comida. Pare para refletir seus pensamentos, ações e nas consequências que elas vão te trazer. Pense se você está comendo porque você está com fome e precisa de alimento, ou se há outra razão por trás. Saiba que não há nada de errado em comer um pouco mais ocasionalmente, mas o excesso pode prejudicá-lo mental e fisicamente.
2. Mantenha um cronograma saudável e equilibrado
Se planeje! Faça um cronograma saudável e coloque-o em prática, desta forma, você vai se adaptar a esta rotina sem pensar em se sabotar. Opte por refeições completas e equilibradas e mude a forma como você se relaciona com a comida!
3. Não se restrinja
Não prive o seu corpo! Pesquisas mostram que dietas extremamente restritivas podem prejudicar a saúde física e mental do indivíduo, além de criar uma relação negativa com os alimentos.
4. Mantenha-se hidratado
Manter a hidratação adequada é importante para a saúde geral e pode ajudá-lo a prevenir excessos relacionados ao estresse.
5. Previna o tédio: se ocupe!
Quando você tem muito tempo livre, o tédio pode se tornar um gatilho para episódios de crise de ansiedade e, consequentemente, você pode acabar descontando tudo na comida. Portanto, se ocupe! Aprender algo novo ou iniciar um projeto pode não só prevenir o tédio, mas também fazer com que você se sinta mais realizado e menos estressado.
6. Controle a quantidade que você come
Pratique o controle das porções! Se atente ao que você está comendo, e monte um prato equilibrado e suficiente para se manter saciado! Evite comer exageradamente!
7. Foque na sua saúde mental
Em tempos estressantes, é mais importante do que nunca cuidar da saúde mental!
Não se restrinja, nem exagere!
Zele pela sua saúde
Invista um tempo em você. Caso se identifique com os sinais acima, agende uma consulta. Contando com o apoio de bons profissionais, você recebe o suporte necessário para melhorar sua qualidade de vida. Não se descuide!