A alimentação é fator primordial para a beleza dos fios. Confira o que devemos consumir para fortalecer as madeixas!
Você sabia que há relação entre a sua dieta e o aspecto do seu cabelo?
Pois é! A nossa alimentação tem grande influência na saúde dos fios, pois é dela que o organismo retira nutrientes necessários para crescer. Não adianta investirmos em produtos de tratamento capilar caro, na esperança de manter os fios fortes e bonitos, se não cuidarmos do que vai para nossos pratos.
No artigo de hoje, confira mais sobre o tema e esclareça suas dúvidas.
Crescimento capilar x Proteínas
Cerca de 80% do cabelo é formado por uma proteína denominada de queratina. Nesse sentido, se a nossa alimentação é pobre em proteínas, acabamos comprometendo o crescimento dos fios. O ideal é, portanto, consumir carnes magras, leite, grãos, cereais, ovos e feijão.
Outro nutriente importante para o crescimento capilar é o zinco. Dietas pobres em zinco afetam os fios, tornando-os finos, quebradiços e sem brilho. Se esse é o seu caso, inclua em sua alimentação sementes, amendoim e castanhas.
Vale destacar também que alimentos ricos em ferro, como fígado e gema de ovo, auxiliam no crescimento dos fios. Se o seu Projeto Rapunzel começou, não esqueça de inserir essas opções na sua dieta.
Queda de cabelo x dietas restritivas
A queda de cabelo está relacionada com vários fatores, como, por exemplo, estresse, anemia e a realização de dietas restritivas. Uma pessoa que se alimenta mal apresenta deficiência de proteínas, vitaminas e sais minerais, substâncias essenciais para garantir a força e crescimento dos cabelos.
Assim sendo, para evitar a queda dos fios, alguns nutrientes são fundamentais:
- Vitamina C
- Ferro
- Biotina (vitamina do complexo B)
- Vitamina B12.
Além disso, cabe ressaltar que, para seus cabelos crescerem fortes, sua dieta deve incluir alimentos ricos em vitamina A (é o caso dos vegetais amarelos, como a cenoura).
Fios lubrificados e fortalecidos
A lubrificação dos cabelos também pode ser controlada pela alimentação. Nesses casos, a recomendação é que se inclua na dieta gorduras insaturadas, tais como azeite de oliva. Esses alimentos ajudam no funcionamento das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo — substância necessária para a lubrificação dos fios.
E a nutrição do couro cabeludo?
Há quem não dê a devida atenção ao couro cabeludo. O resultado disso é o ressecamento e consequente descamação da área. Além desses problemas, podemos citar o excesso de oleosidade —prejudicial à saúde do fio.
Para que a nutrição do couro cabeludo seja adequada, recomenda-se o consumo de alimentos com grande quantidade de vitaminas do complexo B, tais como peixes, leite e cereais.
Você deseja ter acesso a um plano alimentar desenvolvido de acordo com as suas necessidades? Então, agende a sua consulta com um de nossos nutrólogos. Nossa equipe está pronta para oferecer todo o suporte que você precisa. Entre em contato conosco.