O primeiro passo para focar na saúde e bem-estar precisa ser certeiro, sem dietas radicais ou restritivas
Antes de mais nada, passar por um processo de mudança de hábitos alimentares requer dedicação e foco. Além disso, é importante saber qual caminho seguir, para que o resultado seja alcançado de forma saudável. Nesse sentido, a dieta e a reeducação alimentar surgem como soluções mágicas, mas qual devo escolher?
Acompanhe o post de hoje e saiba as diferenças entre estes dois procedimentos!
O que é dieta?
Em suma, a dieta é um conjunto de componentes alimentares que visam garantir o equilíbrio nutricional. Em outras palavras, a dieta é usada para definir regimes alimentares com objetivos claros: perder peso e melhorar a saúde e autoestima.
O que é a reeducação alimentar?
Este termo visa ações diárias com o objetivo de promover mudanças nos hábitos alimentares. Dessa forma, age diretamente em comportamentos ligados à alimentação, horário das refeições e escolhas de cardápio. Sendo assim, a reeducação alimentar auxilia não só no emagrecimento, mas também a problemas relacionados à saúde, como diabetes e hipertensão.
Afinal, quais são as diferenças entre dieta e reeducação alimentar?
De modo geral, as dietas são focadas na diminuição do consumo de calorias, restringindo determinados alimentos. No entanto, eliminar este nutriente pode potencializar sinais físicos e psicológicos como cansaço, desânimo, entre outros.
Já a reeducação alimentar foca na prática de hábitos saudáveis em relação às refeições, podendo durar o tempo que você quiser, diferente das dietas, que têm um prazo para acabar.
O melhor é fazer dieta ou reeducação alimentar?
De modo geral, a dieta é mais indicada para perder peso de uma forma mais ágil se realmente desejar e, assim que alcançar este objetivo, procurar um especialista para iniciar um programa de reeducação alimentar, que pode ser fundamental para ajudar a manter seus resultados de forma sustentável e duradoura.
A dieta proporciona uma perda de peso em um curto espaço de tempo, além de proporcionar benefícios para a saúde, dependendo do estilo adotado. No entanto, a falta de determinados nutrientes pode ocasionar efeitos negativos à saúde. Além disso, a dieta pode proporcionar o efeito sanfona, onde o organismo volta ao peso anterior.
Já na reeducação alimentar, você passa a se alimentar corretamente com os nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. Além disso, o corpo reage bem a este processo, fortalecendo o sistema imunológico e evitando uma série de doenças.
Tenha o suporte de um médico de nutrição neste processo! Agende sua avaliação para trabalharmos em conjunto em busca de uma dieta adequada ou uma boa reeducação alimentar.